Senado aprova criação do “Agosto Branco” para conscientização sobre câncer de pulmão

21 de agosto de 2025 às 09:23

Campanha segue para sanção presidencial.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o Projeto de Lei 4047/2023, de autoria da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), que institui a campanha Agosto Branco para conscientização nacional sobre o câncer de pulmão. A proposta agora segue para sanção presidencial.

De acordo com o Radar do Câncer, o número estimado de casos novos para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 32.560 casos de câncer de pulmão, sendo 18.020 em homens e 14.540 em mulheres. O tipo de câncer é o quarto mais incidente no Brasil.

Mundialmente, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer de pulmão foi o câncer mais comum em todo o mundo em 2022, com 2,5 milhões de novos casos, representando 12,4% de todos os novos casos.

A deputada Flávia Morais defendeu a importância da iniciativa para aumentar a taxa de detecção em estágios iniciais. “A maioria dos diagnósticos ainda ocorre em fases avançadas, mas a sobrevida pode aumentar em até 56% quando a doença é descoberta precocemente”, afirmou.

O relator do projeto no Senado, senador Dr. Hiran (PP-RR), destacou que a campanha poderá reforçar medidas de prevenção e orientar a população sobre os serviços de saúde disponíveis. Ele lembrou que o tabagismo continua sendo o principal fator de risco, mas que pesquisas recentes apontam para a existência de outros 29 agentes associados ao desenvolvimento da doença.

A campanha Agosto Branco prevê a mobilização de órgãos públicos, instituições de ensino e entidades civis para promover ações de divulgação de informações sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão.